Compartilhando idéias. Compartilhando materiais.

sexta-feira, 11 de maio de 2018


A Serva de Naamã: A Menina que se fez ouvir.

Leitura Bíblica: 2 Reis 5.1-17
Memorizar: “... pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. (Atos 4.20).
Certa vez, nos tempos da Bíblia, os siros num de seus ataques contra Israel, levaram como prisioneira uma menina israelita. Chegando de volta à Síria, a terra deles, entregaram-na para ser escrava da esposa de Naamã, que era general comandante do exército daquele país.
Ficou bem difícil a situação daquela menina. Ser escravo nunca foi uma coisa fácil para ninguém, imagine para aquela menina, prisioneira de guerra. Ela não tinha direito algum. Teria que trabalhar em serviços pesados e humilhantes, sofrendo ainda com o desprezo de seus senhores.
Mas algo diferente aconteceu, Apesar da muita riqueza, aquela família tinha um grande problema. Naamã era um homem doente e, para sua doença, não se conhecia tratamento que adiantasse. Eles estavam tão infelizes que não conseguiam nem esconder sua tristeza. Então, aquela menina que havia sido feita escrava, tomada de uma grande coragem, falou para a sua patroa: -“Que bom que seu marido estivesse com o profeta que está em Samaria. Certamente ele o curaria”.
Quando o general chegou em casa naquele dia, ela imediatamente lhe contou tudo o que ouvira daquela menina. Naamã achou toda aquela conversa tão importante, que foi até o rei e contou para ela também. Porém, o rei da Síria pensou que era o rei de Israel, e enviou-lhe Naamã.
Quando o soberano israelita leu a carta, não entendeu e ficou apavorado. Achou que fosse um tipo de provocação. Naamã precisou lhe explicar tintim por tintim o que a menina disse, e tudo ficou entendido. Finalmente o levaram até o profeta Eliseu, que levou o general sírio a ter um encontro com Deus, que o curou.
Quanta coisa aconteceu por causa das palavras daquela menina! Uma nação ficou conhecendo o poder de Deus através dela!

Fonte: Revista da Turminha: Crianças que conheceram a Deus, volume 3, Ed. Ramo da Videira.







NAAMÃ E A PEQUENA ESCRAVA


  Vamos falar hoje de uma menina que não tem seu nome citado na Bíblia, mas que Naamã um homem rico e importante, precisou da ajuda dela.
Lepra era uma das doenças mais temidas daquele tempo. Alguns leprosos eram obrigados a ficarem fora das suas cidades, tendo que viver nos campos, deixados à própria sorte. Com certeza Naamã queria ser curado.
O rio Jordão era pequeno e sujo comparado a outros rios. Naamã se achava muito importante para mergulhar num rio daquele.
Ler: 2 Reis 5


Versículo para DECORAR: "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais". (Cl 3.20)

APLICAÇÃO: Mostrar de devemos aproveitar as oportunidades para falar de Jesus.

Introdução
A história de hoje é de uma menina que foi levada como escrava para um país muito longe da casa dela. Ela aproveitou a oportunidade para falar de Deus naquele lugar.


Desenvolvimento
 Essa menina foi levada como escrava para trabalhar na casa de Naamã, o chefe do exército da Síria. Naamã era homem respeitado e importante, mas havia um problema sério com ele: tinha uma doença grave chamada lepra. Essa doença dá feridas horríveis no corpo.
Vendo isto, a pequena escrava disse para a mulher de Naamã que se ele procurasse em Israel um profeta de Deus, chamado Eliseu, certamente seria curado. Naamã ficou sabendo disso e foi até a casa de Eliseu. Chegando lá, Eliseu mandou um mensageiro dizer a Naamã que deveria se lavar sete vezes no rio Jordão, e ficaria livre da sua doença.
Naamã ficou zangado com o recado; afinal ele era um homem importante e Eliseu nem saiu para lhe dar atenção, por isso resolveu ir embora. Mas os homens que estavam com Naamã disseram: "...Por que é que o Senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado? " Então, Naamã resolveu se lavar sete vezes e foi curado. Que coisa boa! Ele ficou tão feliz que voltou para a casa de Eliseu para agradecer a cura. Quis até dar presentes, mas Eliseu não aceitou, porque sabia que não tinah sido ele que realizara o milagre, mas, sim, Deus. Eliseu apenas disse: " Vai em paz".
Sabem crianças, a melhor coisa que aconteceu nesta histária não foi somente a cura de Naamã, mas , sim, que ele reconheceu que Deus é o Deus verdadeiro. Ele disse: " Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser Deus de Israel".

Conclusão
Uma pequena palavra da menina fez com que Naamã fosse curado, e cresse em Deus. E você, mesmo sendo pequeno, pode ajudar as outras pessoas, falando de Jesus.












Nenhum comentário:

Postar um comentário