4 Ideias para Ministério
com Crianças
Ministério com crianças, na maioria
das vezes, se resume a aula ou culto de Domingo e alguns eventos no ano. Veja
quatro ideias para você atuar mais junto as crianças. A ideia principal é que você não limite seu ministério nos 40
minutos de aula no Domingo.
Você terá mais trabalho e precisará
de mais tempo com as crianças e nos momentos antes e depois das atividades. Mas
não esqueça que todo esforço pelo reino de Deus vale a pena e n’Ele o seu
trabalho não é em vão!
1 – Mais tempo com
as crianças e suas famílias
As crianças vem aos Domingo para a igreja, você as encontra, ensina a Bíblia,
ora com elas e depois só as vê novamente no outro Domingo. A primeira dica é
que você tenha mais contato com as crianças e suas famílias durante a semana e
estabeleça uma agenda. Para isso você vai precisar de um cadastro com todas as
informações de cada criança. Veja algumas maneiras simples de contato com as
crianças.
• Telefonema. Ligue para a criança para perguntar como ela
está, lembra-la da aula do último Domingo e perguntar se está praticando o que
foi ensinado, você pode lembrar dos exemplos falados em sala de aula. Se a
equipe se dividir não fica difícil ligar para todas as crianças, ainda que você
ligue pelo menos duas vezes ao mês. Ligar na Sexta pode ajudar a lembrar da
importância do Domingo e dar uma dica para a próxima aula criando uma
expectativa.
• Jornalzinho impresso. Sabe aquele informativo
impresso que quase toda igreja tem? Faça um só para as crianças e seus pais.
Informe sobre o tema e desafie os pais a se envolver com as crianças passando
tarefas bíblicas para filhos e pais fazerem juntos por 10 ou 15 minutos em
casa. Você pode mandar uma mensagem devocional e também matérias de assuntos
que interesse a pais e filhos.
• Visita em casa. Esta é a ação mais importante e
desafiante, pois além da sua agenda, tem a dos pais e muitas vezes eles moram
longe e sempre estão super atarefados. Mas você pode estabelecer duas visitas
ao ano, uma em cada semestre.
• Passeios. Saia com as crianças para o cinema,
shopping, zoológico, pipoca e filme na casa de alguma criança ou na sua mesmo,
saírem de bicicleta ou fazer uma trilha. Qualquer atividade fora da igreja e
dos horário dos cultos. Um tempo de lazer e comunhão.
• Reunião com todos os pais juntos. Um encontro
mensal ou bimestral para oração, trocar ideias, tomar um café e terem um tempo
juntos.
2 – Mais aplicação
da Palavra ensinada
Com mais tempo para as crianças, e com as crianças, vai melhorar a relação
entre vocês e entre o ensino bíblico e aplicação. Quase nunca recebemos
feedback das crianças ou dos pais sobre o que foi ensinado pela Palavra. Faça
uma lista das necessidades da criança verificando com os pais onde precisam de
mais ajuda: indisciplina, briga com os irmãos, come demais ou de menos, não
gosta de tomar banho, fala palavrão, é viciado em videogame, é muito violento
ou sofre algum tipo de preconceito na escola, quais outros temas podem surgir?
Algumas crianças estão em famílias desestruturadas e isso já é um desafio, pais
separados, meio irmãos, ausência do pai ou mãe. Faça uma ficha para cada
criança anotando pontos para desenvolver em sala de aula com a Palavra de Deus.
Faça uma lista comparativa. Por
exemplo, se um pai diz que seu filho fala palavrão ou briga com os irmãos, você
toma nota disto e trabalha pela Palavra, oração, tarefas e aconselhamento
durante um tempo e depois volta a perguntar aos pais se alguma coisa mudou para
verificar se ela absorveu o ensino.
3 – Mais temas e
assuntos
A igreja é o melhor lugar para as crianças ouvirem sobre homossexualismo,
pornografia, hallowen, carnaval, papai noel, coelhinho da páscoa e tantas
outras coisas que, sem dúvida, também ouvirão no mundo. O problema é quando
ouvem sobre estas coisas só no mundo e perdem a oportunidade de saber o que a
Bíblia diz sobre tal assunto. Aproveite datas específicas para falar de
missões, como Dia do Índio apresentando o desafio de alcançar os indígenas para
Cristo, Dia das Crianças para mostrar quantas crianças ainda sofrem com guerra
e fome em vários países do mundo. Aborde temas relacionados à segurança das
crianças como cuidado com estranhos em locais públicos, prevenir abusos no
mundo real ou virtual, evitar acidentes domésticos.
Sente com sua equipe e pense. Incluam
pelo menos uma vez ao mês temas diferenciados do tradicional estudo bíblico
para crianças, sem deixar de usar a Bíblia e falando de coisas do cotidiano,
você pode convidar os pais ou algum profissional da área para ajudar neste dia.
4 – Aulas e cultos
mais variados
Nos cursos que damos nas igrejas, sugerimos um formato de aula diferente do
tradicional. Comece testando um Domingo ao mês. A ideia é a aula “Grupão
Grupinho”. Você vai precisar de um espaço grande, e caso não tenha na igreja,
pode buscar uma praça ou a rua mesmo. Só não esqueça de verificar a segurança
das crianças, por exemplo se for fazer na rua, feche com cones, sinalize e
coloque alguns irmãos só para garantir que carros e motos não invadirão o
espaço das crianças.
Você começa a aula com todos juntos e
termina com as crianças separadas em grupos menores, normalmente por
faixa-etária. Veja como funciona, pense em blocos de programação. Abaixo um
exemplo para uma aula de 40 min.:
Bloco 1 – Louvorzão
e dancinhas (5 minutos)
Com todas as crianças juntas, cante os louvores e procure botar a galera pra se
mexer, existem muitos músicas infantis com movimentos que são bem divertidas.
Bloco 2 – Gincana ou jogo (10 minutos)
Faça uma atividade recreativa, que vai depender do espaço, equipe e número de
crianças. Pode ser uma atividade esportiva como queimada, pega-pega, taco, ou
uma dinâmica em grupo como o bolsa de valores, campeonato mundial de jokeipô ou
jigjigjoy.
Bloco 2 – Exposição do conteúdo bíblico (10 minutos)
Aqui entra o ensino da Bíblia, você pode fazer a leitura e explicação do texto
de maneira normal, ou usar fantoche, teatro, um filme, o importante é que seja
um momento que a criança vai receber a Palavra.
Bloco 3 – Bate-papo em pequenos grupos (10 minutos)
Em seguida ao estudo com todos, separe as crianças por faixa etária e sente em
pequeno grupos para ouvir. Ouça o que a criança entendeu do estudo e ajude ela
a visualizar a aplicação prática no seu dia-a-dia.
Bloco 4 – Conclusão com lanchinho (5 minutos)
Conclusão
O seu tempo é o maior desafio para o
ministério bem sucedido, para colocar as ideias acima em prática vai ter que
mexer em sua agenda para dedicar mais tempo as crianças e aos preparativos dos
programas.
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