Compartilhando idéias. Compartilhando materiais.

sexta-feira, 20 de abril de 2018


4 Ideias para Ministério com Crianças
Ministério com crianças, na maioria das vezes, se resume a aula ou culto de Domingo e alguns eventos no ano. Veja quatro ideias para você atuar mais junto as crianças. A ideia principal é que você não limite seu ministério nos 40 minutos de aula no Domingo.
Você terá mais trabalho e precisará de mais tempo com as crianças e nos momentos antes e depois das atividades. Mas não esqueça que todo esforço pelo reino de Deus vale a pena e n’Ele o seu trabalho não é em vão!
1 – Mais tempo com as crianças e suas famílias
As crianças vem aos Domingo para a igreja, você as encontra, ensina a Bíblia, ora com elas e depois só as vê novamente no outro Domingo. A primeira dica é que você tenha mais contato com as crianças e suas famílias durante a semana e estabeleça uma agenda. Para isso você vai precisar de um cadastro com todas as informações de cada criança. Veja algumas maneiras simples de contato com as crianças.

• Telefonema. Ligue para a criança para perguntar como ela está, lembra-la da aula do último Domingo e perguntar se está praticando o que foi ensinado, você pode lembrar dos exemplos falados em sala de aula. Se a equipe se dividir não fica difícil ligar para todas as crianças, ainda que você ligue pelo menos duas vezes ao mês. Ligar na Sexta pode ajudar a lembrar da importância do Domingo e dar uma dica para a próxima aula criando uma expectativa.
• Jornalzinho impresso. Sabe aquele informativo impresso que quase toda igreja tem? Faça um só para as crianças e seus pais. Informe sobre o tema e desafie os pais a se envolver com as crianças passando tarefas bíblicas para filhos e pais fazerem juntos por 10 ou 15 minutos em casa. Você pode mandar uma mensagem devocional e também matérias de assuntos que interesse a pais e filhos.
• Visita em casa. Esta é a ação mais importante e desafiante, pois além da sua agenda, tem a dos pais e muitas vezes eles moram longe e sempre estão super atarefados. Mas você pode estabelecer duas visitas ao ano, uma em cada semestre.
• Passeios. Saia com as crianças para o cinema, shopping, zoológico, pipoca e filme na casa de alguma criança ou na sua mesmo, saírem de bicicleta ou fazer uma trilha. Qualquer atividade fora da igreja e dos horário dos cultos. Um tempo de lazer e comunhão.
• Reunião com todos os pais juntos. Um encontro mensal ou bimestral para oração, trocar ideias, tomar um café e terem um tempo juntos.


2 – Mais aplicação da Palavra ensinada
Com mais tempo para as crianças, e com as crianças, vai melhorar a relação entre vocês e entre o ensino bíblico e aplicação. Quase nunca recebemos feedback das crianças ou dos pais sobre o que foi ensinado pela Palavra. Faça uma lista das necessidades da criança verificando com os pais onde precisam de mais ajuda: indisciplina, briga com os irmãos, come demais ou de menos, não gosta de tomar banho, fala palavrão, é viciado em videogame, é muito violento ou sofre algum tipo de preconceito na escola, quais outros temas podem surgir? Algumas crianças estão em famílias desestruturadas e isso já é um desafio, pais separados, meio irmãos, ausência do pai ou mãe. Faça uma ficha para cada criança anotando pontos para desenvolver em sala de aula com a Palavra de Deus.

Faça uma lista comparativa. Por exemplo, se um pai diz que seu filho fala palavrão ou briga com os irmãos, você toma nota disto e trabalha pela Palavra, oração, tarefas e aconselhamento durante um tempo e depois volta a perguntar aos pais se alguma coisa mudou para verificar se ela absorveu o ensino.
3 – Mais temas e assuntos
A igreja é o melhor lugar para as crianças ouvirem sobre homossexualismo, pornografia, hallowen, carnaval, papai noel, coelhinho da páscoa e tantas outras coisas que, sem dúvida, também ouvirão no mundo. O problema é quando ouvem sobre estas coisas só no mundo e perdem a oportunidade de saber o que a Bíblia diz sobre tal assunto. Aproveite datas específicas para falar de missões, como Dia do Índio apresentando o desafio de alcançar os indígenas para Cristo, Dia das Crianças para mostrar quantas crianças ainda sofrem com guerra e fome em vários países do mundo. Aborde temas relacionados à segurança das crianças como cuidado com estranhos em locais públicos, prevenir abusos no mundo real ou virtual, evitar acidentes domésticos.

Sente com sua equipe e pense. Incluam pelo menos uma vez ao mês temas diferenciados do tradicional estudo bíblico para crianças, sem deixar de usar a Bíblia e falando de coisas do cotidiano, você pode convidar os pais ou algum profissional da área para ajudar neste dia.
4 – Aulas e cultos mais variados
Nos cursos que damos nas igrejas, sugerimos um formato de aula diferente do tradicional. Comece testando um Domingo ao mês. A ideia é a aula “Grupão Grupinho”. Você vai precisar de um espaço grande, e caso não tenha na igreja, pode buscar uma praça ou a rua mesmo. Só não esqueça de verificar a segurança das crianças, por exemplo se for fazer na rua, feche com cones, sinalize e coloque alguns irmãos só para garantir que carros e motos não invadirão o espaço das crianças.

Você começa a aula com todos juntos e termina com as crianças separadas em grupos menores, normalmente por faixa-etária. Veja como funciona, pense em blocos de programação. Abaixo um exemplo para uma aula de 40 min.:
Bloco 1 – Louvorzão e dancinhas (5 minutos)
Com todas as crianças juntas, cante os louvores e procure botar a galera pra se mexer, existem muitos músicas infantis com movimentos que são bem divertidas.
Bloco 2 – Gincana ou jogo (10 minutos)
Faça uma atividade recreativa, que vai depender do espaço, equipe e número de crianças. Pode ser uma atividade esportiva como queimada, pega-pega, taco, ou uma dinâmica em grupo como o bolsa de valores, campeonato mundial de jokeipô ou jigjigjoy.
Bloco 2 – Exposição do conteúdo bíblico (10 minutos)
Aqui entra o ensino da Bíblia, você pode fazer a leitura e explicação do texto de maneira normal, ou usar fantoche, teatro, um filme, o importante é que seja um momento que a criança vai receber a Palavra.
Bloco 3 – Bate-papo em pequenos grupos (10 minutos)
Em seguida ao estudo com todos, separe as crianças por faixa etária e sente em pequeno grupos para ouvir. Ouça o que a criança entendeu do estudo e ajude ela a visualizar a aplicação prática no seu dia-a-dia.
Bloco 4 – Conclusão com lanchinho (5 minutos)


Conclusão
O seu tempo é o maior desafio para o ministério bem sucedido, para colocar as ideias acima em prática vai ter que mexer em sua agenda para dedicar mais tempo as crianças e aos preparativos dos programas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário